A contração isométrica é uma técnica indicada para todos os níveis. Seja profissional ou iniciante, essa técnica é muito benéfica, pois os exercícios para realizá-la são diversos. Você não precisa ser um profissional para trabalhar os músculos usando a técnica isométrica. Usando a técnica corretamente, qualquer atleta poderá facilmente trabalhar seus músculos com contração isométrica.

Além disso, a contração isométrica pode ser feita em qualquer lugar. Não requer nenhum instrumento ou equipamento específico para ser executado. Quando você está preso em um avião, trem ou carro em uma longa viagem, você pode fazer exercícios isométricos para trabalhar os músculos. Não só conseguirá trabalhar os músculos, como também evitar cãibras e fadiga durante viagens longas usando esta técnica.

A contração isométrica pode ser feita a qualquer hora do dia, no escritório ou em casa. Esta é uma técnica ideal para estimular os músculos e a energia circulante. Quando você sentir uma queda na forma ou fadiga temporária, você pode realizar exercícios isométricos para acordar o corpo.

A contração isométrica e sua utilidade

No campo da musculação, os efeitos positivos da contração isométrica são indiscutíveis. É por isso que mais e mais academias estão aconselhando seus membros a priorizar essa técnica acima de todas as outras. Não só o trabalho isométrico desenvolve os músculos, mas também ajuda o praticante a ganhar força e tônus. A isometria é de fato um componente essencial do trabalho de força graças à sua capacidade de mobilizar os nervos e de estabelecer uma conexão entre o corpo e a mente. É por esta razão que outras disciplinas, como karatê ou luta livre, usam a técnica para aumentar o desempenho.

Exercícios isométricos também são usados ​​por seus benefícios no cenário terapêutico. No campo da fisioterapia, por exemplo, o trabalho isométrico é amplamente utilizado para despertar nervos e músculos dos pacientes.

As vantagens da contração isométrica

Após o trabalho de isometria, a hipertrofia sentida pelo praticante é relativamente menos presente. O impacto do exercício isométrico na massa muscular é de fato relativamente baixo comparado ao do trabalho concêntrico/excêntrico.

O ganho de força é maior durante o exercício isométrico. Está diretamente relacionado ao ângulo de trabalho em que o exercício foi realizado. A força máxima isométrica é aproximadamente 15% maior que a força máxima excêntrica ou concêntrica. Você pode criar mais tensão muscular com esta técnica.

A contração prolongada de um músculo ou grupo de músculos pode causar riscos de isquemia. Para isso, a isometria pode perturbar a circulação sanguínea e a irrigação de certos tecidos. Portanto, é melhor moderar o número de séries a serem realizadas durante cada exercício.

Exercícios isométricos

A prancha é o exercício isométrico mais utilizado no mundo do fisiculturismo. Apoiando-se nas pontas dos pés e antebraços, tentamos manter o busto bem alinhado com o resto do corpo, de modo a formar uma linha reta. Este exercício de embainhamento trabalha os músculos abdominais. É igualmente adequado para profissionais e iniciantes.

Lombares achatados no chão, pernas dobradas, braços estendidos tirando os ombros do chão, tentamos aproximar a cabeça dos joelhos. Este exercício é comumente chamado de colher. Ele permite que você trabalhe intensamente os músculos profundos, como a barra transversal.

Para trabalhar os abdominais e oblíquos, a trave é um exercício isométrico muito eficaz. Esta técnica consiste em cruzar os dois pés para se apoiar, posicionando o corpo de lado. Esta postura permite obter um apoio de três pontos no solo e trabalhar os músculos profundos ao mesmo tempo.

A cadeira consiste em encostar-se a uma parede adotando uma posição sentada. Tentamos manter uma posição como se estivéssemos sentados em uma cadeira. É um exercício isométrico que desenvolve e fortalece os músculos da coxa, principalmente o quadríceps.

Conte com a Steel Gym para tudo o que precisar.

Deixe um comentário